Energia Fotovoltaica no Mundo
Embora as fontes renováveis representem hoje uma pequena parcela de nossa produção de eletricidade, o potencial para o emprego dessas fontes é muito grande e acredita-se que no futuro, mediante desenvolvimento tecnológico e investimentos neste setor, toda a necessidade de eletricidade do mundo, ou pelo menos a maior parte dela, poderá ser provida por fontes renováveis e limpas. Tudo depende do empenho de empresas, governos e cidadãos do mundo inteiro para intensificar o uso das fontes de energia renováveis.

O gráfico da figura ilustra uma previsão para o uso das diversas fontes de energia disponíveis no mundo até o ano de 2100. A participação das energias não renováveis será cada vez menor devido principalmente ao esgotamento das reservas de combustíveis fósseis. As energias solar e eólica, que hoje são consideradas alternativas e têm pouca participação na matriz energética mundial, serão as principais fontes de energia para o futuro da humanidade. Pelas previsões, ocupará o lugar mais importante a energia solar fotovoltaica. É um prognóstico bastante otimista e muito favorável à preservação do planeta.


A quantidade de eletricidade gerada por meio de painéis solares deverá se tornar até seis vezes maior por volta de 2030. As usinas solares que utilizam tecnologia fotovoltaica poderiam responder por 8 por cento a 13% da eletricidade mundial produzida em 2030, em comparação com 1,2% no fim do ano passado.
Os mercados mais atraentes para os painéis solares até 2020 são Brasil, Chile, Israel, Jordânia, México, Filipinas, Rússia, África do Sul, Arábia Saudita e Turquia, de acordo com a Irena. A capacidade mundial poderia ser de 1.760 a 2.500 gigawatts em 2030, em contraste com 227 gigawatts no fim de 2015, segundo a ANEEL.
Segundo dados de (Pinho & Galdino, Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos, 2014), nos últimos onze anos, o acrescimento anual médio da indústria mundial de células e módulos fotovoltaicos foi de 54,2%, sendo que em 2012 foram produzidos cerca de 36,2 GWp. “Esta potência equivale a mais de duas vezes e meia a potência da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior central de produção de energia elétrica do Brasil”. Afirma de (Pinho & Galdino, Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos, 2014).

 www.bahiasolenergia.com.br
Rua Frederico Simões, 98, Salas 713 e 714

Ed. Advanced Trade Center, Caminho das Árvores.
71 3045 5510 / 9 9336 3467
contato@bahiasolenergia.com.br

Comentários