Potencial Solar Brasileiro


Apesar das diferentes características climáticas observadas no Brasil, pode-se observar que a média anual de irradiação global apresenta boa uniformidade, com médias anuais relativamente altas em todo país. O valor máximo de irradiação global – 6,5 KWh / m² - ocorre no norte do estado da Bahia, próximo à fronteira com o estado do Piauí. Essa área apresenta um clima semiárido com baixa precipitação ao longo do ano (aproximadamente 300mm/ano) e a média anual de cobertura de nuvens mais baixa do Brasil. A menor irradiação solar global – 4,25 KWh/m² - ocorre no litoral de Santa Catarina, caracterizado pela ocorrência de precipitação bem distribuída ao longo do ano. Os valores de irradiação solar global incidente em qualquer região do território brasileiro (4200-6700 Wh/m²) são superiores aos da maioria dos países da união Europeia, como Alemanha (900-1250 Wh/m²) e Espanha (1200-1850 Wh/m²), França (900-1650 Wh/m²), onde projetos para aproveitamento de recursos solares, alguns contando com fortes incentivos governamentais, são amplamente disseminados.




O Brasil por ser um país tropical e devido a sua grande extensão territorial apresenta um grande potencial de geração de energia elétrica por meio da energia solar. Mesmo nas regiões menos favorecidas pela irradiação solar, mostra-se vantajoso do ponto de vista econômico, uma vez que a nossa região menos favorecida pela irradiação solar, o litoral do Estado de Santa Catarina apresenta irradiação solar global de 4.250 Wh/m², o valor cerca de quatro vezes superior ao apresentado para o território da Alemanha, país que é líder mundial do setor de aproveitamento de energia solar.
O mapa apresentado pela figura 13 demonstra que o pior valor médio de irradiação incidente brasileiro está em torno de 4 KWh/m², enquanto o potencial da Europa é bem menor, porém onde a conversão fotovoltaica já é utilizada largamente.
Dadas as dimensões territoriais e as elevadas taxas de irradiação solar brasileira é razoável esperar para o Brasil um potencial de geração fotovoltaica pelo menos dez vezes superior à capacidade instalada na Alemanha atualmente. Isso representaria 200 GW de eletricidade de eletricidade proveniente da luz do Sol, ou seja, o dobro de toda energia elétrica que produzimos hoje.
Com o imenso potencial fotovoltaico que o Brasil possui, o País poderá tornar-se um dos principais líderes mundiais no emprego de energias renováveis alternativas. Embora o País seja conhecido por possuir uma matriz de geração de eletricidade relativamente limpa e bastante renovável, esta situação não vai perdurar nos próximos anos sem o uso de novas fontes de energia.
Existe muito espaço para o crescimento da energia solar fotovoltaica no País. Mais do que uma fonte alternativa, a energia fotovoltaica é uma opção viável e promissora para complementar e ampliar a geração de eletricidade. Os sistemas fotovoltaicos podem gerar eletricidade em qualquer espaço onde for possível instalar um painel fotovoltaico. Telhados e fachadas de prédios e residências poderão gerar eletricidade em áreas urbanas e usinas de eletricidade poderão ser construídas em áreas abertas de qualquer dimensão, próximas ou distantes dos centros de consumo. As condições climáticas e o espaço territorial do nosso País são extremamente favoráveis para a energia solar fotovoltaica.




www.bahiasolenergia.com.br
Rua Frederico Simões, 98, Salas 713 e 714
Ed. Advanced Trade Center, Caminho das Árvores.
71 3045 5510 / 9 9336 3467
contato@bahiasolenergia.com.br


Comentários