ASSUMINDO
UMA POSIÇÃO VANTAJOSA
Na sua memorável obra The
Next Sustainability Wave, Bob Willand, ex-executivo da IBM, descreveu os
estágios por meio dos quais uma empresa pode evoluir à medida que deixa de
resistir à regulamentação e passa a inovar para chegar na frente como estão
fazendo os protagonistas das redes inteligentes.
No Estágio 1, a “preanuencia”, a empresa não sente de
nenhuma maneira obrigada a fazer alguma coisa que não seja gerar lucros. Em vez
de buscar oportunidades para reduzir os custos por meio do aumento da
eficiência, ela poupa esforços, sacrificando a qualidade, e tenta não ser
apanhada. O vazamento de petróleo da British Petroleum (BP) é um ótimo exemplo
dessa estratégia de gerenciamento. A decisão de não gastar 500 mil dólares em
uma peça para impedir um vazamento e de evitar tomar mais cuidado com a
composição do cimento custou à BP pelo menos 10 bilhões de dólares com limpeza,
obrigou a empresa a reservar 20 bilhões de dólares para pedidos de indenização
e causou uma perda de 50% no valor das ações da companhia.
No estágio 2 de Willard, as empresas gerenciam as suas
obrigações por meio de “anuência”, obedecendo as regulamentações ambientais, de
saúde e de segurança. Elas fazem de um modo reativo o que legalmente são
obrigadas a fazer. Regulamentações como as medidas de proteção ao clima impõe
custos com retroajustes end-of-pipe. Quase todos as empresas se consideram bons
cidadãos corporativos nesses estágios. Foi essa mentalidade, contudo, que deu
origem à mitologia de que a proteção do clima é dispendiosa e impõe um ônus às
empresas. As empresas que estão “Além da anuência”, ou Estágio 3, são aquelas
que se deslocaram da defesa implementando um melhor gerenciamento do
desperdício. Essas empresas reconhecem que investir na sua comunidade e em aplicar
um autêntico marketing social minimiza a incerteza e melhora a sua reputação.
No Estágio 4, ou “estratégia integrada”, a empresa está se transformando
e mudando a sua marca. Ela está emprenhada na proteção do clima e está
integrando a sustentabilidade em estratégias empresariais essenciais. Ela
conquista valor agregado implementando iniciativas revolucionárias que
beneficiam os stakeholders, e entende que a maior sustentabilidade é o caminho em
direção a investimentos e oportunidades lucrativas, e não uma imposição de
custos e riscos.
Entretanto, como afirma Willard, as verdadeiras vencedoras
são as empresas que chegam ao Estágio 5, as empresas impulsionadas pelo “propósito
e pela paixão”. Governadas pelo compromisso em valores de melhorar o bem-estar
do negócio, da sociedade e do meio ambiental, a empresa está construindo um
mundo melhor porque é a coisa certa a ser feita.
Rua Frederico Simões, nº98, Salas 713 e 714, Caminho das árvores, Salvador-ba, 71 3045 5510 / 9 9336 3467. www.bahiasolenergia.com.br / contato@bahiasolenergia.com.br
Comentários
Postar um comentário