Energia Solar Fotovoltaica e as Tecnologias Que Salvam Vidas


Quando analisamos os benefícios que o uso das tecnologias de energia limpa traz à população, um dos mais importantes e as vezes não tão propagado é o seu poder de, realmente, salvar vidas, fato agora comprovado após a divulgação de um estudo realizado nos EUA.
Financiado pelo Departamento de Energia dos EUA e divulgado na revista Nature Energy, o estudo analisou o crescimento no uso das tecnologias Solar e Eólica no país e as consequentes quedas na quantidade de gases poluentes no ar, que ajudaram a prevenir a morte de até 12.700 pessoas entre os anos de 2007 e 2015.
Provenientes da queima de combustíveis fósseis, seja na geração de energia ou no transporte, esses gases tóxicos que respiramos são associados a vários tipos de doenças que acometem milhares de pessoas todos os anos, como câncer, asma, infarto e doenças do coração, diabetes, obesidade e até demência.
Somente no Reino Unido, cerca de 40 mil mortes são causadas por essas doenças no ano, segundo a Faculdade Real de Médicos (Royal College of Physicians). Não à toa, o governo do país já anunciou que pretende banir a comercialização de novos veículos movidos à diesel e outros combustíveis fósseis até o ano de 2040.
Segundo dados do estudo, o nível de dióxido de carbono (CO2) no ar caiu em 20% no período analisado, o de óxido de nitrogênio em 50%, o de dióxido de enxofre (SO) em impressionantes 72%. Já as partículas poluentes, que não se enquadram como gases, caíram em 46%.
Porém, essa expansão das fontes limpas não foi a única responsável pela queda nos níveis dessas substâncias. O estudo também apontou que regulamentações governamentais mais rigorosas também desempenharam um papel de importância nesse cenário.
Liderado pelo Dr. Dev Millstein, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, o estudo constatou ainda que a melhora na qualidade do ar trazida pelo uso das tecnologias Solar e eólica gerou uma economia entre US$29,7 e US$112,8 bilhões em tratamentos médicos.


Comentários