SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL

Ser sustentável significa sustentar, apoiar e conservar. A sustentabilidade é um assunto cada vez mais em voga pelo mundo afora, especialmente porque já chegamos ao ponto em que ações para reverter os impactos ambientais gerados pela humanidade se tornaram emergenciais em muitos lugares. Mas será que, de fato, a Energia Solar é sustentável?
Para afirmar que qualquer tipo de energia é ou não sustentável, precisamos primeiramente analisar seus ciclos de produção e de consumo.
A relação a ser feita a partir daí é bastante lógica: se a natureza tem o potencial de produzir determinada energia de forma mais abundante que os seres a consomem, é dito que o processo é renovável.
Partindo desse princípio, fica fácil entender que o sol realmente é uma fonte energética sustentável, concorda? Isso sem falar que a captação desse tipo de luminosidade não gera grandes impactos para o ambiente.
O modelo mais simples de aproveitamento de energia solar para o benefício humano consiste nas placas solares fototérmicas, que atuam no aquecimento de água para consumo, já sendo vistas em muitas residências pelo país afora.
O |Sistema de Energia Solar Fotovoltaico, por sua vez, vai além da função de aquecimento. As células fotovoltaicas captam a energia da radiação solar, convertendo-a em energia elétrica por meio de dispositivos normalmente constituídos de silício, em um processo similar ao que vemos nas luzes de LED, podendo servir como fonte para diversos equipamentos eletrônicos na residência.
O calcanhar de Aquiles dos sistemas que utilizam energia solar teoricamente é a redução em dias chuvosos e nublados pela baixa incidência luminosa, e inexistência de geração a noite. Mas isso é resolvido com a compensação dos créditos que são gerados nos meses com maior incidência solar.
A tecnologia é uma das melhores alternativas sustentáveis de geração de energia, auxiliando na economia e cumprindo seu papel para garantir o futuro do planeta.
Conclui-se portanto, que realmente a energia solar é sustentável.

Comentários