Financiamento de Energia Solar Rural: Banco do Brasil Lança o BB Agro Energia

Fruto da negociação de órgãos do setor solar, o recém anunciado programa de financiamento de energia solar rural também beneficia outras fontes renováveis, levando energia limpa para esses grandes consumidores de energia.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem hoje no Brasil mais de 4 milhões de consumidores de energia elétrica na zonal rural. Dentro desta classe de consumidor, enquadram-se as subclasses:
  • agropecuária rural
  • instalações elétricas de poços de captação de água
  • serviço de bombeamento de água destinada à atividade de irrigação 
  • agropecuária urbana
  • residencial rural
  • cooperativa de eletrificação rural
  • agroindustrial
  • serviço público de irrigação rural
  • escola agrotécnica: estabelecimento de ensino direcionado à agropecuária
  • aqüicultura

A utilização de energia elétrica por esses consumidores vai desde a básica iluminação das residências, até o uso em sistemas de bombeamento de água, eletrificação de cercas e sistemas de irrigação. 
Como muitas dessas propriedades ficam localizadas em regiões sem acesso à rede pública de energia, seus proprietários acabam por utilizar sistemas próprios de geração de energia, como geradores à diesel que, embora cumpram o seu papel, são muito onerosos e poluem o meio ambiente.
Embora a utilização de sistemas solares fotovoltaicos seja de grande viabilidade econômica, visto a grande capacidade de geração e longa durabilidade dos sistemas, o alto valor de investimento sempre foi um impasse para a disseminação da tecnologia entre este tipo de consumidor.
Por esse motivo, linhas de financiamento de energia solar rural sempre foram uma solução para aqueles produtores que buscavam gerar a sua própria energia limpa e, agora, eles passam a contar com mais uma dessas linhas de crédito. 

As Diferentes Linhas de Financiamento de Energia Solar Rural do BB Agro Energia

O BB Agro Energia será vinculado em diferentes linhas de financiamento, destinadas aos diferentes grupos de consumidores rurais. Para a agricultura empresarial, o crédito será liberado através das linhas FCO Rural, Inovagro, Investe Agro e Pronamp.
Para as famílias agricultoras, a linha será a Pronaf Eco. Já as cooperativas agropecuárias podem solicitar o crédito através das linhas Pronaf Agroindústria e Prodecoop.

Taxas de Juros

As taxas de juros variam de 2,5% até 12,75% ao ano, com o prazo médio de 10 anos para quitação. Os agricultores também poderão contar com financiamentos de até 100% do valor do projeto.
Visando atender ambos, grandes e pequenos produtores, o teto do valor de projeto financiado será de R$30 milhões.



ENERGIA SOLAR: O Melhor Investimento da Atualidade






Rua Frederico Simões, 98, SL 713 e 714, Edf. Advanced Trade Center, Caminho das árvores, Salvador-BA



Comentários