O mercado do veículo elétrico no Brasil: é hora de acelerar
Os veículos elétricos e seus componentes ganham cada vez mais espaço no mercado automobilístico mundial, mas ainda têm um longo caminho a percorrer no Brasil. O momento, porém, nunca foi tão favorável às novas tecnologias. A agenda da mobilidade elétrica em nosso país começa a dominar a atenção dos prefeitos das grandes cidades, dos líderes da indústria, dos urbanistas e do Governo Federal. E o mais importante: o veículo elétrico já despertou o interesse do comprador comum.
Basta notar que, em 2017, os emplacamentos de veículos elétricos e híbridos no Brasil triplicaram em relação a 2016, passando de 1.091 para 3.296, segundo a Anfavea. Esses números parecem pouco expressivos, se comparados aos 43,4 milhões de veículos da frota circulante no Brasil em 2017 (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, excluindo motos), mas eles apontam para uma tendência ascendente do mercado de Veículos Elétricos.
De 2016 para 2017, as vendas de veículos elétricos cresceram 202%. Um desempenho notável para um ano ainda difícil, em que as vendas internas totais de veículos novos aumentaram apenas 9,2%.
Atualmente, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é de 25% para veículos totalmente elétricos, de 13% para híbridos e de apenas 7% para carros flex, cuja eficiência energética é muito inferior. O corte do IPI é um dos principais itens do novo programa automotivo Rota 2030, que o Governo Federal promete divulgar em breve.
Em março de 2018 a ABVE apresentou um projeto à Prefeitura de São Paulo para criar uma rede de eletropostos financiada pela iniciativa privada. O projeto ainda está em análise. 
“Com eletropostos nos principais corredores de trânsito, o usuário terá mais uma opção, além da recarga doméstica (Sistema de Energia Solar Fotovoltaico). Ele terá mais segurança na hora de escolher um veículo elétrico”, afirma Guggisberg.

“Estamos trabalhando para expandir a mobilidade elétrica e torná-la acessível à população, tanto no transporte público quanto no particular”, afirmou o presidente da ABVE. “Novas oportunidades estão surgindo, e em breve a indústria lançará produtos totalmente nacionais. Está chegando o momento em que o veículo elétrico será uma escolha natural e comum a todos”, concluiu. 





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